×
Home Bio Tv Business Social Contato
   
     

Neste episódio do 50 por 1, Álvaro foi visitar uma das mansões históricas mais bonitas do Bósforo, a mansão do Paxá, também conhecida como a mansão dos leões.

A propriedade pertenceu no início do século XX a um dos homens mais importantes da Turquia e que chegou a governar o país durante a 1ª guerra Mundial: Sait Halim Pashá. Hoje a mansão é usada para festas e para hospedar gente com dinheiro que quer ter o gostinho de viver por um pequeno espaço de tempo numa mansão a beira do Bósforo, mas o lugar já foi palco para grandes acontecimentos históricos como a assinatura do acordo entre Alemanha e Turquia de 1914 (assinado pelo próprio Paxá). Esse acordo redesenhou as fronteiras do Oriente Médio e deu início aos conflitos que vemos até hoje. Mas a casa ainda é palco de acontecimentos recentes: em 2011 Hillary Clinton também se encontrou nessa mesma casa para assinar um acordo com Ministro das Relações Exteriores da Turquia.

Outro detalhe impressionante da casa é a decoração. Ela foi assinada pelo decoração foi feita pelo artista plástico francês Felix Auguste Clement. Na sala de jantar existe uma obra impressionante do próprio Clement ocupando toda uma parede. O quadro foi pintado em 1865 no Egito e levado para Istambul em 1878 – na época da inauguração da casa.

Saindo da casa do Paxá, Álvaro e equipe resolveram descobrir os segredos e truques para identificar um lenço de qualidade na Turquia. Para isso contaram com a ajuda de Adil, proprietário do Cashmere Palace, um especialista no assunto, que mostrou como é fácil e importante identificar os tecidos: desde os mais baratos e menos duráveis, como poliéster, até as lãs mais raras, feitas com a barba de bodes asiáticos. Uma aula para ninguém esquecer.

Por último, Álvaro foi conhecer a sede da Turkish Airlines, em Istambul e os bastidores da companhia aérea com mais voos internacionais no mundo. Álvaro conheceu a cozinha, as áreas de treinamento e ainda teve o gostinho de participar de uma simulação de voo no simulador mais moderno do planeta. E ainda realizou um pouso em situação extrema.  Foi com esse voo que Álvaro deu adeus à única capital do mundo que ocupa dois continentes. Mas é certeza que essa viagem tem volta.

Para conhecer os lugares que o 50 por 1 conheceu, fale com a Honest Travel.

Assine nossa newsletter