Episódio 34 1ª TEMPORADA

As Marionetes na água do Vietnã

 

Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

Halong

No Vietnã você pode ver uma das paisagens mais impressionantes da Terra: a baía de Halong. Os Vietnamitas a consideram a oitava maravilha do mundo. A paisagem é impressionante. São duas mil ilhas de pedra calcária que surgem nas formas mais inusitadas ao longo da baía. É um labirinto – cheio de ilhas e cavernas. Numa tradução literal Halong quer dizer “dragões que descem”. Dizem que quando os chineses se aproximaram para atacar essa área, centenas de dragões desceram dos céus para proteger os vietnamitas, cuspindo jóias e jade. E cada uma dessas jóias virou uma ilha. Bela história.

 

Mercado de Sapa

Até os mercados do Vietnã são bem diferentes. No mercado de Sapa, por exemplo, eles vendem um negocio que ninguém imagina: noivos. O mercado de Sapa fica na cidade de Lao Cai, a quatro horas de Hanói. Todo fim de semana o pessoal arma umas barracas coloridas na cidade e os vendedores oferecem de tudo para quem passa por lá: roupas, tecidos, artesanato, instrumentos musicais, comida. A primeira vista é um mercado como qualquer outro, mas assim que o sol se põe, começam a aparecer os jovens solteiros da região. Garotos e garotas se reúnem em grupos de cinco a dez pessoas e começa o flerte. Para conquistar a moça que quer, o jovem canta canções de amor. Só que tudo isso é armado pelos pais. Como esses jovens moram em lugares bem isolados, é muito difícil encontrar algum companheiro. O Mercado de Sapa foi o jeito que os pais descobriram para expor seus filhos e arrumar um bom casamento.

 

Whisky de cobra

O Vietnã é um país que guarda muitas curiosidades. Mas uma das maiores delas está guardada dentro de garrafas. Para que as bebidas ganhem algumas propriedades medicinais, eles colocam bichos dentro das garrafas. Bichos de verdade! Nada de insetinhos, lesminhas, essas coisas pequenas, o que eles usam são cobras, cavalos marinhos, escorpiões, tartarugas marinhas, centopeias gigantes e até pênis de tigre. Dizem que alguns desses whiskies aliviam dores musculares, outros são afrodisíacos. E, por incrível que pareça, eles não tem gosto ruim não. O problema é ter coragem de provar.

 

Restaurante Indochina

Como a tailandesa, a culinária vietnamita virou meio moda no mundo todo. Só que em Hanói, a gastronomia vietnamita tem um endereço certo e belíssimo: O restaurante Indochina. O Indochina é tradicional até na localização. O lugar foi construído numa antiga vila francesa. Visitando o Indochina qualquer pessoa já tem uma boa idéia de como era o Vietnã no início do século. O restaurante é uma espécie de monumento da gastronomia no Vietnã e na Ásia. O cardápio segue outra tradição asiática: é enorme. Tem mais de cem itens.

 

Lago Hoan Kien – Tai chi

Hanói também é conhecida como a “cidade dos lagos”. E existe um lago que é o mais famoso da cidade: Hoan Kien. Hoan Kien quer dizer “Espada devolvida”. A história do nome é engraçada. Contam que no século 15 uma das tartarugas do lago entregou uma espada para o Imperador Le Thai To que foi muito bem usada para evitar a invasão dos chineses no país. Mas assim que as batalhas terminaram, a tal da tartaruga apareceu de novo e pediu a espada de volta para o imperador. O Imperador, que era um homem de bons modos e muito agradecido, devolveu a espada. A tartaruga sumiu com ela. O engraçado é que, seja como for, esse lago está cheio de tartarugas. E, para a tartaruga da espada, construíram até uma torre.

 

 

Sofitel Metropole

O Metrópole foi construído bem no comecinho do século passado, em 1901. O primeiro filme exibido na época em que o Vietnã ainda era a Indochina foi projetado no Metrópole. Em 1936 Charlie Chaplin passou sua lua de mel no Hotel. Até a Jane Fonda já ficou no hotel, só para protestar contra a guerra do Vietnã. Uma das grandes marcas do hotel é um Citroén de 1953. Os hóspedes mais importantes do hotel eram buscados por ele. Hoje muita gente faz questão de andar nesse carro, só por causa da história. Os 4 restaurantes e os dois bares aqui do Metrópole são os mais concorridos e premiados de Hanói.

 

Teatro de Marionetes na água

Até a arte no Vietnã é surpreendente. E a melhor prova disso é outra experiência de tirar o fôlego: o Teatro de Marionetes na Água de Tang Long. As marionetes na água são uma tradição de mais de mil anos e que em nenhum outro lugar do mundo você vai encontrar parecido. A tradição das marionetes na água teve início no norte do Vietnã, num lugar muito povoado e com pouca terra para plantio. É claro que o que faltava de terra sobrava de água. No início os espetáculos eram apresentados diariamente em comunidades agrícolas, como forma de entreter as crianças. As histórias refletem situações cotidianas dos agricultores: casamentos, disputas, colheita, festas.

 

Old quarter/tube house

O bairro antigo de Hanoi tem mais de 2000 anos de história. Antes de ser habitada, a área era um pântano infestado por crocodilos e tartarugas. Andar pelo Bairro Antigo de Hanói é a melhor maneira de conhecer a cidade e as tube houses. As Tube Houses são casas muito estreitas que estão em todos os cantos do bairro velho. Há muito tempo, as casas eram taxadas de acordo com o espaço que a fachada ocupava na calçada. Quanto mais larga a fachada, maior o imposto. Por isso os vietnamitas começaram a construir casas que pareciam grandes corredores.

Assine nossa newsletter