Episódio 12 3ª TEMPORADA
Brasília- Especial Verão Brasil
Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:
Planador, por definição geral é uma aeronave sem motor, mais pesada que o ar e que se mantém voando graças às correntes ascendentes na atmosfera. Os planadores surgiram antes até do que os aviões e pode não parecer, mas um planador desses tem mais autonomia de vôo do que um monomotor. E por não ter motor, a decolagem acontece por reboque.
A Barca Brasília é um catamarã com capacidade para até 40 pessoas. Ela realiza passeios somente durante o final de semana, mas cada final de semana o passeio é diferente, isso porque os temas dos passeios mudam com a lua. Na lua nova zarpa do cais a Barca de Cinema, que exibe filmes e documentários durante o trajeto. Na lua crescente e minguante é a vez da barca musical, com diferentes músicos. E na Lua Cheia vem a Barca Poética, um sarau com vários poetas brasilienses.
A arte do equilíbrio existe há milhares de anos e a corda bamba existe no circo há pelo menos um século e como achavam que corda bamba era um termo datado, deram um novo nome para coisa: slacklining.
Ao contrário do bungee e do swing jumping o rope jumping não é feito com uma corda elástica. O impacto na coluna é bem maior e os cuidados no salto, por causa disso também. O rope jumping surgiu na Califórnia, mas foi aperfeiçoado na Rússia. Lá eles fazem saltos com 20, 30, 50 pessoas ao mesmo tempo. E para o negócio ficar ainda mais radical, os sujeitos saltam em cima de um lago congelado.
O Centro Hípico do Parque foi inaugurado em 1989 pelo cavaleiro olímpico Almir Vieira. O idéia era ter um local não só para formar cavaleiros e amazonas como para realizar competições em Brasília. O uniforme básico de um cavaleiro deve ter um capacete, uma bota de cano alto e aquela calça justa que se chama culote. E se for um uniforme completo ainda tem a casaca. O hipismo tem seis modalidades: salto, adestramento, concurso completo de equitação, enduro, volteio e carruagem. Sendo que só as três primeiras modalidades são olímpicas.
The Old Barr- Hotel Brasília Alvorada
O The Old Barr é um típico pub inglês que funciona no hotel Brasília Alvorada. Olhando para decoração a primeira vista tudo parece muito inglês, mas eles recriaram um pub típico inglês com peças históricas do Brasil. O balcão de atendimento é de madeira maciça e pertenceu ao primeiro banco privado do Brasil, o Rocha Miranda & Filhos. Também são do banco a caixa registradora antiga e o revestimento de madeira que cobre metade das paredes. As bebidas ficam expostas em antigas prateleiras de farmácia. Mas o melhor de tudo é que ele fica dentro do Hotel Brasília Alvorada. Dá para aproveita o bar e depois só pegar o elevador para descansar.
A Brasserie é comandada pela chef Alice Mesquita. E Alice só virou chef depois de se aposentar. Nascida em Uberaba, a mineira se mudou para Brasília com os pais e estudou letras. Trabalhou como professora e até com processamento de dados no Senado Federal. Mas daí se aposentou. E veio a coragem para fazer tudo o que sempre gostou: cozinhar. A Brasserie Alice foi aberta em 1996 e mudou o cenário gastronômico da capital. No início funcionava no quintal da casa da própria Alice, mas em 2007 o restaurante foi transferido para uma sede própria. Mas em todo esse tempo é sempre apontado seguidamente como um dos melhores, senão o melhor restaurante de Brasília. Existe um prato lá que ela nunca consegue tirar do cardápio. Está lá desde 1996, é o Risotto de Pintade, em português Risoto de Galinha d’angola. O prato é tão pedido no restaurante que já ganhou a cara de Brasília.
Sorveteria Palato
A Palato é outra referência da cidade: todo brasiliense fala que essa é a melhor sorveteria da cidade. A Palato é a sorveteria que fornece todos os sorvetes para os eventos no Palácio do Planalto e o sorvete preferido do presidente é o de canela.