Episódio 20 4ª TEMPORADA

Moscou – Rússia/Kiev – Ucrânia – A Volta ao Mundo em 80 Dias

 

Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

Dança cossaca

Essa é a tradicional dança acrobática dos povos russos, ucranianos e cossacos. Em Moscow dá para aproveitar aulas desse ritmo e se divertir bastante aprendendo algo tão diferente da nossa cultura.

 

Restaurante Rossich

Esse é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e serve um prato que pode soar estranho para nós, brasileiros: carne de urso. Primeiro devemos lembrar que o urso é um animal numeroso na Rússia, então sua caça por lá é legalizada. Quem comer essa carne pode ficar tranquilo e ter a certeza de que nenhum animal em extinção foi morto. Quanto à carne, é mesmo bem diferente do que temos por aqui: um cheiro forte, carne bastante vermelha e sim, gostosa. O chef faz uma espécie de hambúrguer, com pão, creme de leite e gengibre.

 

Museu das Matryoshkas em Moscou

As famosas bonequinhas surgiram em 1890, quando a produção de brinquedos educativos e folclóricos se intensificou, e reproduziam as camponesas da ex-União Soviética. No museu é possível, além de conferir diversos exemplares das bonecas, participar de uma oficina para aprender a confeccioná-las.

 

Praça Vermelha

Não tem como passar pela Rússia sem visitar o ponto turístico mais tradicional e conhecido do país: a Praça Vermelha, que junto ao Kremlin forma o centro político e religioso do país. Palco de importantes acontecimentos, estar lá é respirar um pouquinho da história da antiga União-Soviética.

 

Arte no metrô

Andar no metrô de Moscou é uma ótima oportunidade para ver incríveis obras de arte sem precisar ir aos museus da cidade: a maioria das estações está repleta de peças que deixam qualquer viagem mais agradável. E para ninguém perder tempo, aqui vai a lista das estações imperdíveis: Mayakovskaya (homenagem ao poeta Mayakovsky), Elektrozavodskaya, Prospekt Mira, Arbatskaya, Kievskaya, Novoslobodskaya.

 

Conservatório de música de Kiev

Dentro desse conservatório de Kiev, na Ucrânia, dá para conhecer tudo quanto é instrumento e talento: em cada cantinho, em cada sala, há alguém tocando e praticando algo. Para quem aprecia música é um lugar para entrar e se perder, deixando o ritmo levar. Um dos maiores símbolos do país é um instrumento chamado bandura, que mistura os princípios acústicos do alaúde e da harpa, e também é bastante popular no conservatório.

Assine nossa newsletter