Episódio 29 1ª TEMPORADA
A noite em Kao San Road em Bangkok
Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:
Cliff Jumping
Na Tailândia, tudo tem um sabor diferente. A praia de Phi Phi, por exemplo, é cercada de rochedos e penhascos. Dá muito mais charme para a paisagem. E umas idéias meio estranhas para quem gosta de se arriscar. Muita gente gosta de se arriscar na praia de Phi Phi. Para descobrir quem, é só olhar para cima. Cliff Jumping. Cliff jumping quer dizer “pular do penhasco”. Quem é mais ousado ensaia alguns saltos elaborados. A coisa é só meio insensata, mas muita gente adora.
Jim Thompson’s House
Jim Thompson era um arquiteto e funcionário da agência de inteligência americana, que acabou transferido para Tailândia durante a segunda grande guerra. Quando a guerra acabou, ele se licenciou do seu cargo oficial mas não conseguiu deixar o país. O que custou seu casamento, já que sua mulher não queria nem ouvir falar em ficar na Tailândia. Ele não se abateu muito e acabou fazendo grandes investimentos no país. O primeiro foi numa fábrica de seda tailandesa que funciona até hoje e dá muito lucro. O segundo foi na reforma do Mandarim Oriental. E o terceiro foi em sua própria casa, considerada a casa mais bonita de Bangkok.
Mergulho com tubarão Phi Phi
Phi Phi é uma praia muito famosa, que já foi até tema de filme. Não é a toa que ela é considerada por muita gente a praia mais linda do mundo. A praia de Phi Phi faz parte de um conjunto de três ilhas do complexo do mar de Andaman. As praias são cheias de atrações naturais: cavernas, lagoas, penhascos… Uma das melhores experiências que quem está por lá pode fazer é o mergulho. Mas não é um mergulho qualquer é um mergulho com tubarões.
Rayavadee
Algumas das praias mais bonitas do mundo estão na Tailândia. E, em termos de beleza, a hospedagem não poderia ficar atrás. O Hotel Rayavadee fica na província Krabi, no sul da Tailândia. Essa é uma região banhada pelo Mar de Andaman, muito conhecido pelas suas águas mais que cristalinas. E o resort fica bem no interior do Parque Marinho Nacional, todo rodeado por pedra calcária e coqueiros. Entre os coqueiros ficam os bangalôs dos hóspedes. O lugar é maravilhoso.
Boxe tailândes
Todo país tem seu esporte nacional e a Tailândia também tem o seu. Um esporte meio violento, mas fascinante: o Muay Thai, também é conhecido como boxe tailandês. Este esporte era muito praticado pelos soldados do Sião. Eles treinavam muito como lutar sem usar armas desde o século 17. E, como o kung fu, quem ensinava tudo não eram os soldados. Eram os monges budistas. O lutador precisava viver como monge pelo menos uma vez na vida. Só assim ele ia conseguir aprender tudo. O Muay Thai permite o uso de nove partes do corpo durante a luta. A cabeça, os punhos, os cotovelos, os joelhos e os pés. Essa é a única arte marcial que permite o uso de cotovelos e joelhos. Dificilmente um golpe vem sozinho e no Muay Thai o clinch não é proibido.
Khaosan Road
Para encontrar o mundo inteiro em Bangcoc, é só ir para Khao San Road. A Khao San Road é uma rua com hotéis e restaurantes baratos. Por causa disso a rua acabou virando um ponto de encontro de mochileiros e uma das mais movimentadas do lugar. Quando um restaurante é bom e barato, rapidamente todos ficam sabendo. Já quando um restaurante não é tão bom assim, a notícia também se espalha bem rapidinho. Por isso, na Khao San Road, todo mundo acaba dividindo e aproveitando muita informação.
Maha Naga
O restaurante que mais impressiona hoje em Bangcoc é o Maha Naga. O nome do restaurante quer dizer dragão. O dragão é uma figura muito comum nos entalhes e desenhos tailandeses. A decoração do local é uma festa para os olhos: uma mistura da Tailândia antiga e da moderna. Exatamente como o cardápio. A única coisa que ninguém esquece por aqui, em prato nenhum, é da pimenta. Toda comida no Maha Naga vem com muita pimenta. Mas quem quiser um tempero um pouco mais humano, é só pedir o menu especial, que vem sempre acompanhado de champagne.
Wat Po
O templo de Wat Po é um dos cartões postais de Bangcoc. O Wat Pó é conhecido como o templo do Buda deitado. Mas o que os turistas não sabem é que o Wat Po é muito mais que um templo. É uma escola. Até antes da construção do templo, a área do Wat Po já era um centro educacional que ensinava medicina tailandesa. Mesmo depois da construção do templo, as escolas continuaram a funcionar. E um monte de outras escolas também foram construídas no lugar. Por isso que o complexo de Wat Po se transformou em bem mais que um templo. Se transformou na primeira universidade da Tailândia.