Episódio 26 1ª TEMPORADA

Tomar um Banho com elefantes na Malásia

 

Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

Petrona Twin Towers

Entre 1998 e 2004 as Petrona Twin Towers foram os prédios mais altos do mundo. O design das torres ficou por conta do arquiteto Cesar Pelli que, para apressar a construção, contratou duas construtoras diferentes e concorrentes para cada torre e então declarou o início de uma corrida para ver quem fazia mais rápido e melhor. Cada prédio do Petrona tem 88 andares que não são muito fáceis de subir. As duas torres são só de escritórios. O primeiro prédio das Torres Gêmeas Petrona é totalmente ocupado pela própria Petrona, a grande companhia de petróleo da Malásia. O segundo já é dividido por várias empresas internacionais. O único lugar aberto ao público é a Skyway que liga uma torre a outra entre o 41’ e o 42’ andar. É a maior ponte de dois andares de todo mundo, a 170 metros de altura e com 58 metros de comprimento.

 

Top Hat

O bairro mais antigo e chique de Kuala Lumpur tem um nome que também lembra um adereço muito refinado: Top Hat. Top Hat, em inglês, é aquele chapéu alto que ficou muito famoso na cabeça do Fred Astaire. É também um dos poucos bairros na Malásia que fazem questão de manter a arquitetura colonial. Em vez dos arranha-céus enormes, ainda dá para ver as casas antigas do século 19. Mas o mais especial é um restaurante que, além de ter sido batizado com o nome do bairro, preservou em tudo o sabor do lugar. O Top Hat foi construído numa mansão e é todo rodeado por um jardim de roseiras da Birmânia e helicônias, que deixa o ambiente perfumado. O Top Hat tem três chefs e de 3 em 3 meses os chefs se reúnem, e decidem mudar tudo. Por isso, comer nesse restaurante é sempre uma experiência única: em 3 meses, tudo pode mudar.

 

Cavernas Batu

Um dos templos mais impressionantes da Malásia fica numa caverna, mas ao contrário de outros templos, o Templo das Cavernas Batu não é escondido ou mal-iluminado. É um lugar grandioso e cheio de curiosidades. As Cavernas Batu ficam a doze quilômetros de Kuala Lumpur e logo na entrada o visitante é recebido de uma forma bem especial. Para variar, essa caverna também está cheia de macaco. Só para chegar ao templo da Caverna o turista tem que passar por uma pequena jornada. São 272 degraus para chegar na entrada do templo.

 

Carcosa Seri Negara

O Carcosa Seri Negara era uma antiga mansão construída para receber representantes britânicos no estado malaio. A mansão foi construída em 1904; o hotel passou a funcionar em 1913. Mas tudo era reservado ‘a elite do governo inglês’. Situação que só mudou em 1989, quando o governo malaio comprou a mansão e transformou o lugar no hotel mais exclusivo e desejado de Kuala Lumpur. A qualidade, o conforto e o charme de tudo é o máximo, mas se hospedar no Carcosa não é muito simples. O hotel só tem 13 suítes.E o lugar mais disputado do hotel é a sala de chá, que aqui eles chamam de Drawing Room. A tradição inglesa do chá acabou se sofisticando muito na Ásia. Alem de tudo, a gente não pode se esquecer que a maioria do chá britânico vem da Malásia.

 

Sepaktakraw

Muita gente acha que os jogadores brasileiros inventaram uma grande novidade com o futvôlei, mas chutar uma bola por cima da rede é um esporte que na Malásia tem mais de 600 anos, só que tem outro nome: sepaktakraw. A quadra é menor, a bola é menor e a rede é mais baixa. Cada time tem 3 jogadores e depois que o saque é feito, os jogadores podem fazer o que quiserem com a bola. Menos usar as mãos. Os campeonatos de sepaktakraw são uma febre no sudeste asiático, mas outros lugares do mundo já estão descobrindo esse esporte. Até o Brasil já formou uma equipe e participou de disputas internacionais.

 

Jardins do Lago

Kuala Lumpur é uma cidade que respira muito bem. E o que garante em boa parte a qualidade do seu ar é um parque que é deslumbrante: o parque dos Jardins do Lago. São mais de 900 mil m2 de área verde no centro da cidade. No jardim das orquídeas, você pode encontrar mais de 800 espécies da flor, nativas da Malásia. É também nos Jardins do Lago de Kuala Lumpur que fica simplesmente o maior aviário fechado do mundo. São mais de 5000 aves de 50 espécies diferentes. Outra grande curiosidade dos Jardins do lago é o Parque das Borboletas onde moram mais de 6000 borboletas de 120 espécies diferentes, numa área que recria seu ambiente natural com mais de 15000 plantas e tem até maternidade de borboletas.

 

Cosmo’s World Theme Park

Uma das atrações mais grandiosas da Malásia é maior parque de diversões indoor do mundo: o Cosmo’s World. São 133 mil m2 quadrados de muita diversão e com a maior montanha russa indoor do mundo.

 

Golfe

A Malásia é muito conhecida por seus campos. Os campos de golfe da Malásia são considerados os melhores da Ásia e vários torneios internacionais são realizado no país. Por isso, os clubes competem cada vez mais para oferecer o melhor campo possível para os seus jogadores. E um clube ganhou muita fama por ter conseguido isso com uma qualidade inacreditável: o Sajuana Golf Club. O Sajuana Golf Club tem dois campos com dois percursos diferentes, ambos projetados por Ronald Fream, o maior projetista de campos de golfe do mundo. Os dois campos foram premiados internacionalmente e são considerados os melhores de toda a Ásia. Num continente que adora golfe, isso não é pouca coisa.

 

Santuário dos elefantes

Em alguns lugares do mundo, os elefantes têm áreas reservadas. Aqui na Malásia, eles têm um pouco mais: tem um santuário. O Santuário ou Orfanato de Elefantes Kuala Gandah foi criado para abrigar elefantes que perderam seus ambiente natural por causa da plantação de palma e de seringais. Os colonos precisavam sobreviver com suas plantações e os elefantes queriam suas casas. Com isso, os elefantes foram ficando violentos – e os colonos também. A solução foi criar uma área para abrigar, treinar e deixar que esses elefantes vivessem tranquilos.

Assine nossa newsletter