Episódio 14 1ª TEMPORADA
Uma ilha no meio de Praga
Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:
A partir dos anos 90 outra música passou a ser muito admirada na cidade: o jazz, até na água. O Jazz Boat é um barco que sai à noite pelas águas do Vlatva, com um monte de bandas de jazz se apresentando.
Por causa do sucesso, não são só os clientes que brigam para passear e ouvir a musica aqui no Jazzboat. Grandes bandas de jazz dos Estados Unidos e da Europa também brigam para se apresentar no barco.
Hoje o grande hotel de Praga é o Mandarim Oriental, que foi construído dentro de um monastério. Não é fácil fazer um templo tão discreto se transformar num templo do luxo. Os 99 quartos continuam com as mesmas características da arquitetura do antigo monastério. Só certos confortos são uma adaptação bem moderna. Afinal, ficar num monastério pode ser maravilhoso – mas para quem quer conforto, exige um pouco de desprendimento demais. Um bom hotel de luxo é melhor. A grande atração do Mandarim é o seu spa. Que foi construído dentro de uma capela renascentista.
Esse é o cartão postal de Praga: a Charles Bridge. Ela foi construída em cima do Rio Vilatva que divide a cidade velha da cidade nova.
Desde que Praga passou a ser um grande centro turístico um monte de artistas de rua descobriram Charles Bridge. Desde então a praça se encheu de gente e principalmente de música. Um dos músicos da Charles Bridge virou notícia no mundo inteiro. Alexander Zoltan usa copos de cristais da boêmia para fazer música. Hoje ele faz apresentações em vários teatros de Praga e já chegou a se apresentar em muitas capitais da Europa, mas nunca abandonou a Charles Bridge.
Passeio no SONA
Em tcheco o bairro seria chamado de “sul de Narodni”.Mas o SONA é um bairro tão moderno que ganhou um apelido em inglês. São cafés, galerias, restaurantes, lojas, bares. Tudo concentrado num bairro só.
Como o Teatro nacional também fica aqui, o bairro virou um ponto de encontro de artistas locais. Mas o SoNa é um bairro que não tem só coisas modernas. Nele fica localizado também o Museu do Comunismo, que fica entre um cassino e um McDonalds.
Passeio pelo Bairro de SONA (Narodni)
Praça do Museu Nacional, e o Museu Comunista.
Prague State Opera, Museu de Mozart e Tyl State Theater
Uma das maiores tradições de Praga é a música. E um dos compositores mais divertidos e felizes que já escreveram música também adorava Praga: Mozart. E foi em Praga que ele compôs uma de suas obras principais, o Don Giovanni. Hoje a casa onde Mozart morou virou um museu, mas o maior tributo é saber que o teatro onde ele apresentou sua ópera, continua de pé.
Outro grande tributo à Mozart e à música clássica é o Prague State Opera. Um dos teatros de ópera mais elogiados do mundo e outro dos lugares que transformou Mozart num culto.
O Lanterna Mágica é um dos teatros mais famosos da cidade.
Foi criado em 1958. O que eles queriam era simples: reunir todo tipo de linguagem num mesmo palco. Aqui no Lanterna Mágica, você pode encontrar de tudo. Na mesma peça você encontra marionetes, palhaços, jogo de sombras, técnicas da China…
Se você quer conhecer mesmo a melhor cozinha tcheca, precisa dar um pulo no CzecHouse. Fica no Hilton, mas a comida desse lugar não tem nada de comida de hotel. Isso por causa do chef, o Roman Paulus. Ele resolveu valorizar a cozinha checa, pegou todos os pratos mais tradicionais e transformou em novidades, fazendo uma releitura de pratos clássicos.
É uma das ruas mais tradicionais de Praga. É uma ruazinha construída bem ao lado do Castelo de Praga. Começou com o rei Rodolfo II que no século 16, há mais de 400 anos, virou um seguidor da grande arte da alquimia.
Ele achava que qualquer coisa podia virar ouro e começou a acreditar que era só ter algum estudo, que os alquimistas iam conseguir transformar chumbo em ouro. E, convencido disso, construiu casas para os melhores alquimistas da Europa nesta rua, bem perto do castelo dele.
Hoje a entrada é fechada e o todo mundo que quiser conhecer a Golden Lane precisa pagar pra entrar. Todas as casinhas viraram lojas de lembranças da cidade, do castelo e da Ponte Charles.