Episódio 19 7ª TEMPORADA
Uma Irlanda do Norte cinematográfica
Álvaro Garnero resolveu dessa vez explorar algumas das paisagens mais impressionantes da Irlanda do Norte.Tudo começou na área norte do país, em um trecho de estrada que é considerada uma das mais bonitas do mundo, o “Dark Hedges”
O Dark Hedges é um trecho inigualável da Estrada de Bregagh, perto de Armoy, na Irlanda, que parece que foi tirado de um filme de Tim Burton. Há mais ou menos 300 anos as árvores de faia que se encontram em ambos os lados desse trecho cresceram se entrelaçando, criando um túnel por baixo dos seus galhos. Hoje é um dos lugares mais fotografados na Irlanda do Norte e acabou ficando famoso quando apareceu no seriado “Game of Thrones”. Essa avenida de árvores foi criada pela família Stuart, no século XVIII. Ela foi criada para impressionar os visitantes que se aproximavam da mansão Georgiana da família, a Gracehill House, que hoje é um clube de golfe e em breve deve virar um hotel. Depois de conhecer essa estrada inusitada, Álvaro Garnero foi conhecer um lugar que também apareceu em vários filmes: o castelo de Dunluce.
Dunluce quer dizer em irlandês “forte da colina”. Ele foi construído no século XIII por Richard Óg de Burgh, segundo conde de Ulster. A primeira documentação formal do castelo data de 1513 – no documento ele já pertence à família McQuillan Mais tarde ele passou às mãos do chefe do clã MacDonnell de Antrim e do clã MacDonald de Dunnyveg, da Escócia. Durante anos, uma gale da armada espanhola, a Girona, ficou naufragada nas pedras em frente ao castelo. Além de aparecer no seriado Game of Thrones o castelo foi inspiração para o escritor C.S. Lewis criar o castelo Cair Pavanel, em Crônicas de Nárnia. Ele também aparece na imagem interna do famoso álbum duplo House of the Holy, do Led Zeppelin (na capa, tem a imagem da Giant’s Causeway e do outro do Dunluce Castle). O castelo ainda foi cenário do filme “O medalhão” de Jackie Chan. Ou seja, coisa de cinema. Mas esse passeio cinematográfico mudou rapidamente de gênero quando Álvaro chegou ao Castelo Ballygally. De aventura, o programa ganhou seu toque de terror.
O Castelo BallyGally tem uma história bem sinistra de suicídio de uma de suas antigas donas, Isabella, que foi trancada na torre do castelo depois que deu luz à uma filha menina. Hoje o castelo funciona com o hotel, mas há relatos de aparições e de eventos paranormais em várias áreas do local, principalmente no quarto onde Isabella foi presa. Álvaro e equipe ficaram um tempo dentro do quarto de Isabella, nenhum fantasma apareceu, mas os equipamentos começaram a dar problemas. Quer dizer, pode ser um lugar curioso, mas não um lugar para passar a noite.