Episódio 13 2ª TEMPORADA
Viagem pelas Montanhas Rochosas
Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:
As Montanhas Rochosas
As Montanhas Rochosas do Canadá ocupam uma área enorme, que equivale a mais da metade do estado do Rio de Janeiro e que inclui cinco parques nacionais. É montanha, terra e frio que não acaba mais.
Banff National Park – O ponto de partida
O Parque de Banff foi o primeiro parque nacional do Canadá e hoje é um dos principais centros turísticos do país. Está localizado nas Montanhas Rochosas canadenses, na província de Alberta.
O Fairmont Springs é um hotel que é conhecido como o castelo das Montanhas Rochosas. Localiza-se no Parque Nacional de Banff, um dos cinco parques nacionais das Montanhas Rochosas do Canadá. O que não falta é lugar para se aproveitar no spa do Fairmont Springs. Saunas, piscinas, massagens, todos espalhados nos 3500 m² reservados para o spa. Já recebeu muitos prêmios, dentre eles o da revista Travel and Leisure que o classificou como um dos dez melhores da América do Norte.
O Fairmont Springs tem diversos restaurantes, mas o Waldhaus é especial. O Waldhaus é um restaurante especializado em cozinha suíça e alemã comandado pelo chef executivo do hotel, que é suíço-alemão. O chef Martin Luthi começou como aprendiz de cozinheiro aos 17 anos e já passou pelos hotéis, restaurantes e cruzeiros mais importantes da Suíça.
Monte Norquay – A primeira parada
O Monte Norquay ergue-se a 20 minutos de Banff e a altura de seu pico é de 2300 metros acima do nível do mar.
O snowboarding foi um esporte inventado nos Estados Unidos no final da década de 60 e começo da década de 70. No início o esporte se chamava “snurf”, uma mistura da palavra surf com a palavra snow, que é neve em inglês – que soaria em português como nevurfe. Como muita gente parece que gostava de nevurfe, o esporte rapidamente ganhou popularidade e adeptos. O esporte foi ficando tão popular que a partir de 1998 o snowboarding virou um esporte olímpico. Hoje mais de cinco milhões de pessoas praticam o esporte no mundo todo.
Kicking Horse Canyon
Ou o “canyon do cavalo que chuta”. O lugar foi explorado pela primeira vez em 1858 por uma expedição liderada pelo capitão irlandês John Palliser. Fazia parte dessa expedição um tal de James Hector, que era geólogo, naturalista e cirurgião – e que, justamente, vai ver que por distração, acabou levando um retumbante coice do seu cavalo. O coice retumba até hoje – pelo menos no nome do lugar.
Esse é um dos meios de transporte mais usados nesta região,no inverno. A primeira tentativa de desenvolver um snowmobile foi na Rússia em 1909. Um tal de Igor Sikorsky desenvolveu um veículo chamado Aerosan para o exército russo, que foi usado até a segunda guerra mundial. Sete anos mais tarde Adolphe Kégresse, um francês espertinho, resolveu agradar o Czar da Rússia e fez um ajustezinho no carro do czar para que ele se movimentasse melhor na neve. No Canadá o primeiro veículo nesse estilo foi desenvolvido Joseph –Armand Bombardier, em 1937. Desde então o snowmobile perdeu bastante tamanho mas ganhou mais agilidade.
Lake Louise – A segunda parada
O lago Louise é outro lugar que não dá para deixar de visitar .O lago Louise é um dos parques nacionais das Montanhas Rochosas. E é uma das maiores estações de esqui da América do Norte.
No hotel Fairmont do Lago Louise existe um restaurante muito especial: o Tom Wilson’s Steak House. O que torna o Tom Wilson’s tão especial é que além das carnes, eles servem uma que é a especialidade das Montanhas Rochosas: a de bisão. O bisão é uma espécie exagerada de boi: meio assim como um touro que tivesse tomado anabolizante. O bicho chega a medir 1,80m e pesar mais de uma tonelada. E o curioso é que antes mesmo do boi ou da vaca existirem o homem já caçava o bisão. E usava sua omoplata como machado. É uma relação antiga.
A patinação no geleiro Victoria
O lago Louise muda conforme as estações do ano. Nesta época do ano ele se transforma num dos maiores ringues de patinação do mundo. A patinação no gelo foi criada pelos holandeses no século 13. James II, rei da Inglaterra, conheceu a patinação quando foi exilado na Holanda no século 17. A partir de então o esporte só se popularizou.
O trenó puxado por cachorros ou dogsled é um dos transportes mais tradicionais no Canadá e no Alaska. Antes da chegada dos europeus, os índios já usavam a força dos cachorros para o transporte na neve. O carro se chama komatik – palavra dos Inuit, a etnia dos índios que moram por aqui. O design dele ainda é muito parecido com o que os índios usavam.