Episódio 9 2ª TEMPORADA

Viagem pelas tradições portuguesas

 

Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

A Companhia Aérea: Swiss Air

Foi eleita no início de abril a melhor cia aérea da Europa, recebendo o World Airline Award. Vôos em classe econômica para a Europa com valores a partir de USD 695.00 mais taxas, (Promoção por tempo limitado) Os destinos: USD 695.00 para Paris, Milão, Roma, Londres, Amsterdan, Bruxelas, Barcelona, Madri, Lisboa, Genebra, Basel e Lugano Tarifas parceladas em até 5x sem juros em todos os cartões. Para mais informações entre em contato com a companhia de aérea ou agente de viagens.

 

O meio de transporte – Cavalo

 

Azambuja – O Ponto de Partida

Azambuja é uma vila portuguesa do Distrito de Lisboa com aproximadamente 7 mil habitantes que se localiza a 53 quilômetros da capital.

 

Quinta do Pilar

Se o assunto é tradição, o puro sangue lusitano é imbatível. Tem gente que garante que os ancestrais do puro sangue lusitano já trotavam pela península ibérica há mais de 5000 anos. Além disso, o puro sangue lusitano é um dos melhores cavalos de sela do mundo. O bicho é tão valorizado porque existem muito poucas éguas reprodutoras reconhecidas. São só 2000 no mundo todo – e dessas 2000, 1000 estão em Portugal e 600 no Brasil. É um cavalo raro, o preço médio de um cavalo lusitano hoje gira em torno de 40 mil reais, mas dependendo da linhagem esse valor pode subir muito.

 

Quinta do Gaio

A Quinta do Gaio fica a 10 quilômetros de Cartaxo uma cidade famosa por suas festas, seu pão de milho e seu vinho. Ao contrário das touradas espanholas, nas touradas portuguesas o toureiro passa o tempo todo montado num cavalo – o que é um pouco mais prudente. Alem disso, quem não gosta de ver sangue pode sossegar: na tourada portuguesa o touro não morre. Mas uma tourada que envolve cavalos precisa de animais que não tenham menor medo de um touro.

 

Quinta Vale de Fornos

A Quinta Vale de Fornos é um dos lugares mais tradicionais de Portugal. História é o que não falta, mas desde 1972 a Quinta Vale de Fornos conta uma história diferente e muito perfumada. Aqui funciona uma das melhores vinícolas do Ribatejo. Além da Cabernet Sauvignon e da Syrah, a Quinta do Vale dos Fornos cultiva hoje dois tipos de uva originárias do Ribatejo: a Trincadeira e a Castelão, também conhecida como Periquita.

 

Azinhaga – A primeira parada

A vila de Azinhaga tem pouco mais de 8 mil habitantes, mas esse lugarzinho pequeno pode se orgulhar de pelo menos um habitante ilustre: José Saramago.

 

Fandango – A dança

O fandango surgiu no Ribatejo, mas se espalhou por Portugal e hoje existem mais de 40 tipos diferentes de fandango no país. Só no Ribatejo são 23 tipos de fandangos catalogados. Existe fandango que parece valsa, outros que parecem música para ir à guerra, outros em que os dançarinos cantam, outros em que eles só bailam. Uma parte importante do fandango são os trajes. Os barretes – aquilo que nós chamaríamos de toucas -, são verdes. A borda dessas toucas, que os portugueses chamam de carapinha, é vermelha. As blusas são sempre brancas e bordadas em vermelho e azul. A vestimenta se completa com colete vermelho, uma bermuda azul, um meião branco e sapatos com esporas portuguesas, só no pé direito.

 

Restaurante Pátio do Burgo

A especialidade do Pátio do Burgo pode causar um pouco de estranheza – Enguia. O brasileiro não está muito acostumado a comer, mas em muitas culturas a enguia é uma iguaria culinária – como no Ribatejo.

 

Golegã – O fim da viagem

Golegã é uma vila pertencente ao Distrito de Santarém com cerca de 3900 habitantes. O curioso é que o que fez a fama da cidade não são bem seus habitantes, mas seus cavalos.

 

Hotel Lusitano

F: +351 249 979 179GPS: 39°24’09.64”N – 8°29’17.31”W [email protected]

Assine nossa newsletter