Episódio 16 2ª TEMPORADA

Viagem pelo Rio Grande do Sul

 

Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

O meio de transporte: CARRO ANTIGO

 

Novo Hamburgo – O início da viagem

Novo Hamburgo é um município a 40 kms. de Porto Alegre, situado no Vale dos Sinos. O lugar é todo banhado também pelo rio dos Sinos. Nos anos 80 Novo Hamburgo ficou conhecida como a capital brasileira dos calçados. Muita gente soube da cidade por causa disso.

 

Andar de Skate com Andrei Piolho

O skate surgiu nos anos 60 na Califórnia. Os surfistas queriam continuar treinando no asfalto e acabaram criando uma prancha com rodinhas para realizar suas manobras nos dias em que o mar estava sem onda. Acabaram inventando um novo esporte. O skate ficou tão popular porque você praticar praticamente em todo o lugar, não precisa de uma pista especial.

 

Nova Petrópolis – A primeira parada

Nova Petrópolis é uma cidade diferente. Uma cidade praticamente alemã – dentro do Brasil. Tão alemã que eles mantém um lugar dedicado exclusivamente para a história da imigração: o Parque Aldeia do Imigrante.

 

Conhecer as tradições da Imigração Alemã

O Parque Aldeia do Imigrante é uma dessas boas idéias para estudar história. São dez hectares que recriam uma verdadeira aldeia de imigrantes alemães. Outra grande atração na Aldeia de Imigrantes são apresentações de danças folclóricas.

 

Vôo de paragliding sobre as belezas gaúchas

O ponto mais alto da região de Nova Petrópolis é o Ninho das Águias – de onde pode-se ter a melhor vista da região. O Ninho das Águias é um dos melhores lugares aqui no sul para quem pratica o vôo livre e o parapente. A rampa do Ninho das Águias fica a 710 metros de altura. Por sua localização ela permite vôos de longa distância.

 

Estância Velha – A segunda parada

Estância Velha é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à região Metropolitana de Porto Alegre . É um dos municípios integrantes da bacia hidrográfica do rio dos Sinos.

 

O bolão

O bolão é um jogo que foi trazido pra o Brasil pelos alemães e de onde se originou o boliche e até a bocha. tem mais de 3.500 anos e existem vestígios de sua prática até no antigo Egito. A pista parece muito com a pista de boliche, mas as dimensões e as regras são um pouco diferentes.

 

Ivoti – A terceira parada

Ivoti é um município da região metropolitana de Porto Alegre próximo ao início da Serra Gaúcha Também é uma cidade colonizada pelos imigrantes alemães e, como qualquer cidade gaúcha de origem germânica, é bela, com ruas limpas, casas bem cuidadas e jardins floridos por todos os lados

 

A Cachaçaria Weber Haus

A cachaçaria funciona desde 1948. E a produção continua até hoje artesanal. A sua cachaça ganhou uma medalha de ouro e duas de prata por 3 anos seguidos num concurso mundial de Bruxelas. A Weber Haus consegue tanta qualidade porque funciona quase como uma vinícola, sem qualquer intermediário. Eles plantam a cana, moem, fermentam, levam para o alambique, destilam e armazenam. Todas as cachaças são certificadas e orgânicas.

 

Gramado – O fim da rota

Gramado é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural. A cidade é o terceiro destino turístico mais visitado no Brasil

 

O Chimarrão

Chimarrão é praticamente uma marca dos gaúchos. Parece que quem não tem chimarrão nem é do Rio Grande do Sul. Por isso que até na hora de viajar o gaúcho coloca a cuia na bagagem. A fabricação da erva mate passa por algumas etapas: a secagem das folhas, a prensagem das folhas secas e a sua embalagem. A preparação do chá é outro ritual. As folhas ficam na cuia e a água quente é derramada aos poucos.

 

A Cuca

A cuca é um bolo alemão. O nome original era kuchen. Mas apesar do doce ser muito bom, não é muito fácil para um brasileiro ficar pedindo kuchen (kúchên) o tempo todo. Para facilitar a coisa o gaúcho criou um apelido para o bolo: cuca. Existe cuca de tudo: queijo, goiaba, banana.

Assine nossa newsletter