Episódio 23 2ª TEMPORADA

Viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte

 

Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

Barreira do Inferno – O ponto de partida

Desde 1965 um campo de lançamento de foguetes funciona na Barreira do Inferno. Só existem dois no Brasil – e o do Rio Grande do Norte é o mais antigo da América do Sul. A Barreira do Inferno é também um dos campos de lançamento dos foguetes Ariane. Mantém uma parceria com a Agência Espacial Européia no programa Ariane desde 1973. O primeiro lançamento feito foi em parceria com a Nasa.

 

O meio de transporte: QUADRICICLO

 

Cacimbinha – Primeiro ponto

Cacimbinha é uma praia no distrito de Timbaú do Sul cheia de dunas. A diferença é que, as dunas provam que a criatividade humana é mesmo inesgotável. As pessoas andam de jipe, fazem sandboard, entre outros esportes.

 

O Esquibunda

Esse tipo bem específico de esqui nasceu no Rio Grande do Norte na praia de Genipabu, a 20 quilômetros de Natal. Está perto da capital, mas você tem a impressão de que está longe de tudo. O esporte não tem muito segredo: o sujeito senta numa tábua no topo da duna e se entrega à força da gravidade como quem mergulha com alegria num pântano.

 

Baía dos Golfinhos – Segundo Ponto

Nessa baía vive uma comunidade de botos cinzas. O boto cinza pode ser encontrado na costa da América do Sul entre o Panamá e São Paulo e também no Rio Amazonas. Além disso, é um animal adaptado à água doce ou salgada. Os bichos costumam dar saltos de até 5 metros fora d’água. O boto cinza costuma viver em grupos de no máximo 15 animais. Mas parece que os botos daqui são mais sociáveis.

 

Pousada Toca da Coruja

A pousada impressiona pelo tamanho: são só 23 acomodações em 25 mil m2. O hóspede divide o espaço com centenas de árvores da região. E também com os verdadeiros donos do lugar: micos, iguanas, pássaros silvestres e beija-flores. A Toca da Coruja é a única pousada local que foi incluída no prestigiado “Roteiros de Charme”.

 

Banho de lama no Rio Guaju – Terceiro ponto

Toreba é o guia de turismo que criou o passeio ecológico no rio Guaju, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. De canoa, ele leva turistas até o manguezal e incentiva o pessoal a se lambuzar na argila. Todos vêm felizes da vida, revigorados com o banho de lama. Com a oferta criada por ele, outros canoeiros seguiram seus passos e hoje os turistas têm diversas opções de guias. Melhor para todos, mas o mestre é Toreba

 

Fazenda Camanor

A Fazenda Camanor é a principal fazenda de camarões do Brasil. Até o final da década de 70 o Brasil só conhecia um jeito de pescar camarões: no mar. Mas no início dos anos 80 algumas pessoas trouxeram para o Brasil uma espécie de camarão do Pacífico, ideal para se desenvolver em tanques. Ficou mais fácil. E bem mais prático. Hoje esse é o camarão mais consumido no Brasil e fora dele. No primeiro semestre de 2009 o Brasil exportou 3500 toneladas de camarão cinza. 2400 toneladas vieram da fazenda Camanor.

 

Praia da Pipa – O fim da rota

Até os anos 70 a praia de Pipa era uma vila pacata de pescadores, isolada de todo o Brasil. A única pessoa mais famosa que tinha passado por aqui foi Maurício de Nassau tentando fazer amizade com os índios Tapuia, na época em que queria fazer o Brasil virar holandês. Mas depois da década de 70 tudo começou a mudar por lá. Basicamente dois grupos descobriram a praia da Pipa: os surfistas e os hippies. O negócio vem aumentando cada vez mais – e não para. Nos últimos 7 anos, o número de pessoas que vive aqui praticamente dobrou.

 

Ponta do Pirambu – Restaurante

A ideia na montagem do restaurante era criar um ambiente que fosse bem mais que um bar ou restaurante, mas um convite. Um convite para que todo mundo que visitasse o Pirambu pudesse passar o dia na praia. Foi assim que eles criaram o Ponta do Pirambu Day Use. Você pode primeiro aproveitar a praia. Depois, para fugir um pouco do sol, dá para ir no restaurante, tomar um aperitivo. Quem não quiser voltar para praia, pode dar uma relaxada na beira da piscina. E se toda essa atividade deixar você tenso, o Ponta do Pirambu oferece os mais variados tipos de massagem aos seus clientes.

Assine nossa newsletter