Episódio 27 2ª TEMPORADA

Viagem pelas Filipinas

 

Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

O meio de transporte : Jeepney

Eles foram feitos das sobras dos jipes militares americanos da segunda guerra. Sempre foi um negócio bem prático, que ajudava o sistema de transporte público filipino de um jeito simples e barato.

 

Filipinas

As Filipinas são um arquipélago no Sudeste da Ásia com mais de 7 mil ilhas delimitado por Taiwan, o Mar das Filipinas, o Mar das Celebes e o da China Meridional. O país tem mais de 92 milhões de habitantes e foi batizado em homenagem ao rei Filipe II da Espanha.

 

Manila – Primeiro ponto

Manila é muito parecida com qualquer outra capital asiática. É uma cidade movimentada, barulhenta, com o trânsito meio histérico, mas cheia de descobertas pelo caminho.

 

Dinuguan

É a sopa mais popular das Filipinas, e é feita com órgãos de porco e com a carne da barriga do porco. O caldo da sopa é feito com sangue, também do próprio porco. A palavra dinuguan deriva do termo digo, que significa “sangue” em filipino. A sopa normalmente é servida com arroz ou com um bolinho de arroz.

 

Maglatik

Maglatík é uma dança típica das Filipinas da qual só participam homens. Eles espalham metades de cocos secos por todo o corpo para fazer a percussão enquanto dançam.

 

Quezon- Segundo ponto

Quezon é a antiga capital das Filipinas e a cidade mais populosa do país, com mais de 2 milhões e 700 mil habitantes. A cidade também é conhecida por suas Universidades e empresas de tecnologia.

 

Pekiti-Tirsia Kali.

O Pekiti-Tirsia Kali é originário de uma antiga luta filipina de espadas chamada só Kali. Mas a luta de espadas nunca foi tão simples assim. Seus movimentos eram circulares, simbolizando a órbita da lua e dos planetas. As lutas de Pekiti-Tirsia Kali são divididas em cinco categorias: solo, que é quando os lutadores podem usar um bastão, uma espada ou uma lança. Doble é quando podem usar a espada ou o bastão. Espada y Daga, quando é permitida uma espada e uma adaga. Daga y Daga é quando só as adagas são permitidas. E finalmente mano y mano é para quem não tem muita paciência nem para bastão, espada, adaga e prefere sair no braço mesmo. Quem começa está no nível A. Quem passa por todas as especializações chega ao nível E.

 

Pateros- Terceiro ponto

Pateros é outra cidade próxima de Manila.A cidade é famosa por uma das maiores criações de patos das Filipinas e patero é justamente o criador de pato. Como patero, boa parte das cidades das Filipinas tem nomes espanhóis. O país foi colônia da Espanha por mais de 300 anos.

 

Balut

O balut é um tira gosto muito popular por lá e é encontrado em qualquer esquina do país. O balut é um ovo de pato fertilizado que é servido cozido com temperos. 25% de todos os Baluts consumidos nas Filipinas são produzidos em Pateros, um ovo de pata precisa ser incubado por aproximadamente18 dias para se transformar num balut. Como Pateros fica perto do mar, os patos da cidade são alimentados com lesmas marinhas.

 

Palawan- Puerto Princesa- : Quarto ponto

Palawan é uma ilha que fica a sudoeste das Filipinas, Manila fica em outra, na ilha de Luzón. As duas ilhas são bem diferentes: tudo o que a região de Manila tem de urbana a ilha de Palawan tem de selvagem e Puerto Princesa é a capital da Ilha.

 

Fazenda de Crocodilos

Os crocodilos são uma espécie protegida nas Filipinas. É terminantemente proibido matá- lo, a não ser em caso de autodefesa. As fazendas de crocodilo servem para preservar e estudar a espécie, já que os crocodilos das Filipinas são os que mais correm risco de extinção no mundo. Ataques de crocodilos a seres humanos não são exatamente raros, elesaparentemente mantêm uma saudável impaciência com a raça humana. Mas eles ainda preferem peixes e pequenos animais, Os crocodilos filipinos, em comparação com outros crocodilos, não são mesmo muito grandes, podem atingir no máximo 3 metros, já um crocodilo australiano pode chegar a quase 9 metros. Como todo grande predador, o crocodilo é um animal letárgico: dependendo do tamanho da caça, ele pode ficar dias sem comer. mas lá na fazenda eles só expõem ao público os crocodilos mais jovens e menos perigosos.

 

Tribo Tagbanua

No arquipélago das Filipinas vivem sete grupos étnicos diferentes divididos em centenas de tribos. Os Tagbanua são a tribo mais antiga das Filipinas. eles são descendentes diretos do Homem de Tabon, um dos primeiros fósseis humanos do mundo, que foi descoberto justamente lá em Palawan. Tudo leva a crer que os Tagbanua representam a população original das Filipinas. Como os índios brasileiros, eles também cultivam a mandioca, mas o prato principal deles é o arroz. Os Tagbanua criaram seu próprio alfabeto e sua própria língua há muito tempo, hoje só os mais velhos conhecem esse alfabeto e as crianças aprendem o alfabeto latino, mesmo para escrever na língua local.

 

Tribo Batak

Os Batak são uma tribo ainda mais isolada lá nas Filipinas. Batak (Baták) quer dizer homem da montanha. É uma tribo que está desaparecendo: hoje só restam 500 bataks, todos em Palawan. A estatura dos Batak é menor que a de qualquer outra tribo das Filipinas. Até o século passado eles ainda eram nômades. Hoje preferem viver como agricultores. Como vivem da terra eles respeitam e cultuam tudo que vem dela, Todos os rituais e danças são ou para agradecer ou para fazer pedidos para natureza.

 

Rio Subterrâneo

Sabang, o rio subterrâneo de Porto Princesa, já foi indicado como uma das sete maravilhas naturais da Terra. Até 2007 todo mundo acreditava que era o mais extenso rio subterrâneo do mundo, até que foi descoberto outro rio, também subterrâneo e ainda maior, no México. A diferença é que boa parte do rio mexicano é raso e não navegável e grande o rio Sabang das Filipinas é quase totalmente navegável. Apesar de correr por dentro de uma caverna, existe muita vida natural ao longo do rio, já foram documentados mais de 800 tipos diferentes de plantas e árvores que crescem ao redor do Rio Sabang, nove espécies diferentes de morcego também já foram catalogadas lá. As estalactites do lugar são outra atração.

Assine nossa newsletter