Episódio 16 1ª TEMPORADA
O labirinto subterrâneo de Budapeste
Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:
Muvész Kávéház
Tomar café é mais do que um hábito em Budapeste. E um dos cafés mais antigos da cidade é o Muvész Kávéház. Hoje é um dos cafés mais tradicionais da Europa. O local sempre foi um ponto de encontro de artistas e escritores. No Muvész Kávéház você pode pedir uma torta de amêndoas que não dá para esquecer, trazer um jornal ou livro, pedir um café e deixar o tempo passar.
Na Europa, até os cemitérios têm muita história. Tem até cemitério sem nenhum morto. O Szobor Park é um cemitério de estátuas. É que quando o comunismo caiu, os moradores de Budapeste se depararam com um problema meio curioso. O que fazer com as estátuas com símbolos comunistas? O problema é que não eram uma estátua ou duas. Eram centenas. Foi aí que surgiu a ideia de criar um parque para abrigar todas essas obras.
Esse é um dos cartões postais de Budapeste. Não é para menos: o distrito de Buda – ou distrito do castelo – é a área mais antiga da cidade. É onde fica o Castelo de Buda. Uma das grandes maravilhas da Europa. E que, de tão grande, tem espaço para três museus.
Todo mundo reconhece: o Gundel é o melhor restaurante não só de Budapeste – mas de todo o leste da Europa. O restaurante tem história: chefes de Estado, príncipes e imperadores competiam por essas mesas. Conseguir lugar no Gundel era uma forma de demonstrar poder. Com o tempo, o brilho do restaurante ficou meio apagado. Mas em 1991, o famoso George Lang, imigrante húngaro que fez fama em Nova Iorque, resolveu recuperar o brilho do Gundel. Ele fez questão de deixar o lugar do jeito que era no seu período mais glorioso.
A Hungria tem uma grande tradição na produção de vinhos. E um dos vinhos produzidos por lá não tem comparação em nenhum lugar do mundo. É o Tokaji, um vinho licoroso que é uma maravilha. Suas uvas passam por um processo com um nome engraçado: “podridão nobre”. O vinho da uva Aszu é um dos mais raros e adorados do mundo e era o preferido do Rei Luís XIV da França.
Vários lugares aqui em Budapeste fizeram história. O Hotel Gellert foi feito em cima da história, sentado sobre 18 fontes. No começo do século 20, Budapeste tinha uma imagem na Europa muito parecida com a de Paris e o Gellert se transformou num dos hotéis mais charmosos da Europa, com uma vista para o Danúbio impressionante. Quando os turcos conquistaram Budapeste, eles construíram diversos banhos termais pela cidade, incluindo os18 que ficam abaixo do Hotel Gellert.
Em Budapeste até ir ao cinema pode ser uma experiência diferente. Agora, quem quer ter uma experiência diferente de verdade não pode deixar de visitar pelo menos uma sala: a Urânia. O Urânia abriu em 1890 e era originalmente um cabaré, mas a Academia de Ciências da Hungria resolveu comprar o lugar 9 anos depois. E o resultado dos estudos científicos sobre projeção de imagens se transformou na primeira sala oficial de cinema do mundo.
Pomares
A maioria dos prédios residenciais de Budapeste guarda uma surpresa apaixonante: Hortas e pomares nos fundos. Os moradores plantam as próprias frutas e vegetais que consomem. Durante o dia esses prédios ficam abertos, então fica fácil fazer uma visita. Mas é sempre bom receber um convite. Você sempre é sempre mais bem recebido quando é convidado.
Mercado de pulgas de Ecseri
O mercado de Ecseri é o maior mercado de pulgas da Europa. Como poucos mercados de pulgas, tem preciosidades que não dá nem para imaginar. E, como em todo o mercado, é preciso um pouco de paciência para encontrar o negócio certo. Álvaro Garnero passeia pelo mercado, comentando tudo que vê, examinando tudo, experimentando tudo, vendo tudo, saboreando tudo, vai às barracas pega todo tipo de antigüidade e coisas esquisitas que encontra.
Embaixo de Budapeste existe um verdadeiro labirinto. Budapeste é uma cidade banhada por quase todo tipo de água. E foram justamente as águas quentes que acabaram abrindo várias cavernas embaixo do distrito de Buda. Essas cavernas formaram um verdadeiro labirinto. No início, tudo isso era só uma curiosidade, até que na Segunda Guerra todas essas cavernas foram usadas como abrigos. Foi nessas cavernas que milhares de pessoas se protegeram de ataques aéreos. Hoje elas são usadas para contar histórias.