Episódio 17 1ª TEMPORADA
Uma escalada para ver o pôr-do-sol na Croácia
Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência
A Traveller Magazine elegeu Hvar como uma das dez ilhas mais bonitas do mundo. Hvar é uma ilha cheia de vistas que não dá para acreditar. Com casas e pontes do século 15, cercadas de pinheiros. Vilas no topo de colinas. Praias concorridas. Campos de parreiras… É difícil acreditar que tanta diversidade possa se encontrar numa ilha tão pequena.
Além de oferecer vários tipos de esporte de aventura, Hvar tem paredes de escaladas que são muito disputadas para quem gosta do esporte.
Na Costa da Croácia funcionou um negócio muito sério: uma das maiores indústrias navais da Europa. A grande especialidade da região eram os veleiros de pesca. Eles tinham em média 30 pés, mas quilhas muito pequenas, de 15 centímetros. Isso tinha uma razão. E uma boa justificativa técnica: Com quilhas com essas medidas, eles podiam chegar muito mais perto da costa sem se preocupar em encalhar, Quando chegou o barco a motor, esse tipo de veleiro foi desaparecendo. Mas um casal de australianos apaixonados pelo mar não deixou que desaparecesse de tudo. resolveram restaurar um dos únicos veleiros desse tipo que ainda existiam no mundo. O Gajeta Falkuša Comeza-Lisboa.
Mercado de Pazar
Para conhecer a comida da Croácia você não precisa ir para nenhum restaurante. Basta ir ao mercado de Pazar. Como em todo mercado, em Pazar você encontra de tudo: peixe, frutas, vegetais, mas o lugar tem um sabor muito forte. A Croácia tem uma grande tradição na produção de queijos. Parece Minas Gerais. Outra coisa que ninguém imagina encontrar na Croácia é um bom presunto cru, parecido com o presunto cru italiano. Como a costa da Croácia foi um distrito de Veneza por muito tempo, eles começaram a desenvolver receitas italianas no lugar.
A Dalmácia, como boa parte da Europa, era uma província do Império Romano. Nela o Imperador Diocleciano resolveu construir um palácio para passar sua aposentadoria. Não podia ter escolhido melhor lugar. A cidade de Split se desenvolveu ao redor desse Palácio que abrigava 9 mil pessoas.
O Villa Calliopa fica nos jardins do Palácio Garibaldi em Vis. A maioria dos clientes, por isso, não chega pela terra – mas pela água. Por isso também o Villa Calliopa é a parada preferida dos grandes donos de iates em cruzeiro pelo Adriático. A especialidade do Villa Calliopa são os frutos do mar e o restaurante só abre para o jantar. Além de pratos deliciosos, o Villa Calliopa serve uma bebida que tem ganhado muito prestígio ultimamente: O vinho branco croata.
Vis é a cidade mais antiga da costa croata e a menos conhecida porque até 1989 nenhum turista podia entrar nessa ilha. Era uma espécie de Fernando de Noronha da Croácia. A cinco km de Vis existe uma ilhazinha muito pequena: Bisevo. Essa ilha guarda um dos encantos mais impressionantes da Croácia: a Gruta Azul. Só dá para entrar na gruta a nado ou com algum barco pequeno e além disso a Gruta Azul só fica acessível duas horas por dia, entre 10 horas da manhã e o meio dia, que é quando os raios de sol entram por uma abertura submarina da gruta e iluminam o lugar. A caverna brilha toda com um tom azul mágico.
Lokrum é uma ilha que fica exatamente em frente à Dubrovnik.
É quase uma cidade irmã mas, por muito tempo, Dubrovnik e Lokrum foram bem rivais. Uma sempre competia com a outra para ver qual era a mais bonita, a mais segura. Hoje isso não acontece mais. Dubrovnik não sobrevive sem Lokrum. Além de muito bonito, era um dos portos mais movimentados do Adriático e por causa disso um negócio muito curioso começou a acontecer na ilha. Como o solo era muito fértil os marinheiros traziam sementes e mudas de fruta de tudo o que é canto do mundo e Lokrum virou um grande pomar.
Dubrovnik impressiona, mas quem conhece o Grand Villa Argentina, na cidade, percebe logo que existe um hotel que não desmerece a cidade.
O Grand Villa é um resort que não deve nada aos grandes resorts europeus: são três restaurantes, dois bares, um café e um spa. Você pode escolher se hospedar no próprio prédio do hotel ou em quatro vilas que circundam o lugar e se você estiver viajando com mais pessoas pode até reservar uma vila inteira para você.
Dubrovnik é um lugar maravilhoso. É a capital do condado mais ao sul da Croácia. Essa foi uma cidade que fez história no mar Adriático por se tratar de uma cidade de mercadores. E, como toda cidade com um comércio muito intenso, ela precisava se defender de piratas, de inimigos, com muros.
Ninguém sabe exatamente quando os muros de Dubrovnik foram construídos. Só se sabe que esses muros estão de pé há pelo menos 800 anos.
Durante séculos esses muros foram muito eficazes para bloquear visitantes indesejados. Hoje eles fazem exatamente o contrário. Atraem tantos visitantes que são até protegidos pela Unesco.