×
Home Bio Tv Business Social Contato
   
     

No último episódio do 50 por 1, Alvaro visitou o templo de Mulkirigala que começou a ser construído três séculos antes de Cristo pelo primeiro rei budista do Sri Lanka. Uma curiosidade que vemos ao longo de todos os templos é que ao lado de imagens budistas há imagens também da religião hindu. A explicação é bem bacana: os reis budistas sabiam que a maioria da população era hindu, então não se incomodavam quando os artistas que estavam construindo os templos colocavam imagens de seus deuses também. As imagens coexistem, ninguém quis impor a religião para ninguém, o que é muito bonito. E isso continuou acontecendo por séculos, séculos e séculos.

Os budas reclinados que vemos na sala estão todos dormindo. O olho semi-aberto, a mão paralela ao quadril e os pés juntos, um levemente a frente do outro, representam Buda vivo. Buda deitados com os olhos totalmente fechados e com a mão perpendicular ao quadril são representação do Buda morto. Todos os halos em cima das representações de budas e de seus discípulos são símbolos hindus.

No final da visita Álvaro recebeu uma pulseira de um monge que a amarrou cantando um mantra de boa sorte.

Durante a volta a equipe encontrou monges crianças que moram no templo fazendo uma oração. Álvaro descobriu que eles não escolhem ir pra lá. É a família que escolhe. Mas é pior que isso: se o filho nasce com as estrelas alinhadas em uma determinada forma no mapa astral tem que ser encaminhado para o mosteiro budista de acordo com a religião. Não há escolha. Das sinas da religião.

Depois de subir tantos degraus foi a hora de um merecido descanso no Anantara Kalutara que fica exatamente no encontro do mar com o rio Kalu, ele é dividido por quartos e vilas, que são como uma casa com uma piscina privativa. No dia seguinte Alvaro resolveu mostrar o café da manhã do hotel, impressionado pelo tamanho e variedade. O restaurante é rico em todos os detalhes, desde a estação de sucos de frutas aos os pratos típicos do Sri Lanka, apesar de ter essa diversidade de culinárias o resort preza pela forte influência local.

Durante um passeio no Anantara Kalutara, Alvaro descobriu um artista que fazia imagens belíssimas com uma técnica de pirogravura, queimando a madeira. Ele estava expondo no hotel. A palavra pirografia é de origem grega e significa “escrita + fogo”. Cogita-se que a pirografia foi das primeiras manifestações artísticas humanas.

Assine nossa newsletter